Autódromo de Interlagos

Foto aérea do Autódromo de Interlagos

O idealizador do Autódromo de Interlagos foi Louis Romero Sanson, nascido a 3 de fevereiro de 1887, na Ilha de Trindade.

Para planejar a pista, o engenheiro Louis Sanson fez um estudo detalhado de outros autódromos da sua época, como Brooklands, na Inglaterra; Tripolli, na Itália; Roosevelt Raceway e Indianapolis, nos Estados Unidos e Monthony, na França. Aproveitando as inovações de cada um idealizou para Interlagos uma pista de alta velocidade. O projeto original continha ainda planos para arquibancadas dos dois lados da pista, um estádio para competições e um estacionamento.

Foto da pista do Autódromo

O autódromo foi inaugurado no dia 12 de maio de 1940. A vitória na primeira corrida da pista, o Grande Prêmio de São Paulo, foi conquistada por Arthur Nascimento Junior, que percorreu as 25 voltas da prova em 1 hora 46 minutos e 44 segundos, pilotando um Alfa Romeo 3.500. Em segundo lugar ficou Francisco Landi, uma lenda do automobilismo brasileiro, com um Maserati 3.000 cc e em terceiro lugar, Geraldo Avelar, com um Alfa Romeo 2.700.

Hoje o Autódromo de Interlagos é sede do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 e de inúmeras outras Foto do Pitstopprovas de automobilismo. Além disso, desenvolve um trabalho conjunto com o Senai e a Autolatina com o objetivo de propiciar a profissionalização de jovens carentes na faixa etária dos 16 aos 18 anos, bem como de atender aos adultos desempregados, através da Escola de Mecânica Básica de Interlagos.

Foto da Pista

A Secretaria de esportes responsabilizou-se pela construção das dependências físicas onde se instalou a Escola de Mecânica, no interior do Autódromo, assim como pelo trabalho técnico de seleção dos alunos, atualmente realizada por profissionais do DAT (Divisão de Apoio Técnico da Secretaria), com a colaboração do pessoal administrativo da própria Escola. A Autolatina investiu cerca de 100 mil dólares na doação de máquinas, equipamentos e ferramentas e dois automóveis completos. O Senai ficou responsável pelo treinamento dos professores-instrutores, pelo material didático e pela aplicação das provas no processo final de seleção dos candidatos pré-selecionados.

Foto da pista

Além da Escola de Mecânica, são desenvolvidas as seguintes atividades esportivas no Autódromo: basquete masculino e feminino, vôlei (masc. e fem.), futebol de salão (masc. e fem.), futebol society (masc.), jazz, caminhada e ginástica localizada. À noite e aos sábados, domingos e feriados, as quadras são emprestadas para a comunidade que promove jogos e campeonatos com a participação ativa dos esportistas da própria unidade.


Autódromo Municipal José Carlos Pace (Interlagos)
Av. Teotônio Vilela, 261 - Interlagos - Tel: 5666-8822
2ª a 6ª feira, das 8:00 às 18:00 h.

Veja também "Guia de Serviços Públicos"


Menu

seme_autodromo@prodam.pmsp.sp.gov.br

Portal Sampa - Toda a Prefeitura em um só lugar
Toda a Prefeitura em um só lugar.