PROJETO


Lina Bo Bardi escreve sobre o projeto


A idéia fundamental do projeto da Sede da Nova Prefeitura de São Paulo no Parque D.Pedro II é a rigorosa preservação dos caracteres peculiares do edifício do Palácio das Indústrias, isto é: a típica Arquitetura Eclética que marcou a constituição da Itália em "Regno lndependente", de 1870 até os anos 20, que se seguiram à I Guerra Mundial. Esta arquitetura foi chamada de Arquitetura Eclética pelo relançamento de todos os estilos arquitetônicos, que vão desde a Antiguidade Egípcia até a Idade Média, até a Renascença, até o Barroco, o Neoclassico, até se constituir num ecletismo que serviu à construção de fábricas e quartéis, estações ferroviárias, grandes mansões e pequenas "villettas" e bairros inteiros de cidades como Roma, Florença, Nápoles, enfim, da Itália inteira, de Turim até o extremo sul do país.

O Palácio das lndústrias resume este curioso e interessante período da atividade arquitetônica do "Novo Regno de Itália", com suas merlas, "loggias", torreões, fontes etc. Enfim, o Palácio das lndústrias é "gracioso", representa bem uma época importante para São Paulo, com suas inserções americanas (as simpáticas vacas no lugar dos leões campantes, o que é notável e original, dando uma nota exótica e um pouco dissonante), e merece bem uma rigorosa atenção na concepção da Nova Grande Prefeitura de São Paulo, que o insere com respeito e dignidade no importante limite do Parque D. Pedro II com o Brás.

Foi usado para a restauração do Palácio das Indústrias e sua ambientação urbanística na nova área do Parque D. Pedro II, o método da "Restauração Científica", que permite agir no mundo da Modernidade com o rigor e o respeito pela História do Trabalho dos Homens.

 

menu

Portal Sampa
Toda a Prefeitura em um só lugar