Projeto Cingapura 
Objetivo:
Urbanização definitiva de favelas e de áreas degradadas, com a construção de prédios de apartamentos, urbanização dos lotes a serem preservados e relocação das habitações e lotes remanescentes para atendimento das diretrizes do projeto global de cada área com eliminação das áreas de risco, transformando as favelas em verdadeiros bairros.

Meta:
Atender a cerca de meio milhão de pessoas, beneficiando diretamente um total de 92.000 famílias através da urbanização e verticalização de favelas e de áreas degradadas.

Evolução da População moradora em sub-habitações no Município de São Paulo:
Gráfico Evolução da População

População Total

População Moradora em Habitação Sub-Normal

% da População Moradora em Habitação Sub-Normal com relação à População Total


Estudos da Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano - SEHAB e da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo - FIPE, sobre a evolução da população moradora em habitações sub normais, concluídos em 1994, constataram que de 1973 até 1987, houve um incremento constante nessas condições em comparação com a população total do município.

No período de 1987 a 1993 ocorreu uma aceleração substancial no crescimento desta relação, passando a ser de 19,4%, representando 1,9 milhões de pessoas moradoras em habitações sub-normais para uma população total do município estimada em 9,8 milhões de habitantes.


Contraste: A situação Anterior e a Atual
Foto dos Prédios

A ação do Projeto Cingapura obrigatoriamente envolve a implantação e melhoria dos sistemas de saneamento básico - adução de água e eliminação dos dejetos de esgotos -, instalação de redes de energia elétrica e iluminação pública, tratamento das vias e construção de guias e sarjetas, implantação de coletas de lixo.
 
 

Além disso, viabiliza áreas para a construção de equipamentos sociais e comunitários essenciais para a comunidade local. Através do Projeto Social orienta as famílias para a nova condição de moradia, bem como promove sua integração intra e extra nova comunidade implantada e/ou melhorada.
 
 

É premissa fundamental do Projeto Cingapura a manutenção das famílias objeto da intervenção no mesmo local da atual moradia.

 
 
PRODAM

veja:
Projeto Cingapura - Favela Uirapuru
Projeto Cingapura - Favela São Jorge Arpoador
Projeto Cingapura - Favela Zaki Narchi